Abono Salarial 2016 – Consultar, Quem tem Direito e mais

O trabalhador brasileiro tem inúmeros benefícios que podem ajudar cada vez mais em sua renda. Mas muitos desconhecem e ficam sem recebê-los por falta de informação. Aos informados, a cada ano tem uma espera ansiosa pelo pagamento desses benefícios, dentre eles o Abono Salarial 2016.

Abono Salarial PIS 2015

Muitos não sabem a diferença de Abono Salarial, Pis e Pasep. São realmente parecidos, porém cada um possui sua particularidade, é preciso entende-los para fazer distinção e saber se você realmente tem direito pelo benefício.


Abono Salarial 2016 – Como funciona?

O Abono Salarial equivale a um salário mínimo e o pagamento é efetuado conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT. O Abono salarial é um benefício liberado anualmente, ou seja, os empregados que recebem até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) também possuem o direito.

Os abonos do PIS/PASEP podem ser recebidos em qualquer agência da CAIXA ou do Banco do Brasil, basta verificar se está de acordo com um calendário definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), que normalmente é divulgado por estes bancos. Normalmente, os calendários do Abono Salarial são definidos conforme o mês de aniversário do trabalhador, mas nem sempre o mês de aniversário coincide com o mês de pagamento.

PIS 2016: Consulta

Para consultar o PIS pelo telefone da CAIXA, há um canal direto para fazer estas consultas, poderá consultar o saldo do PIS, o rendimento e quando e quanto receberá o PIS.
Para consultar o PIS pelo telefone ligue para o número 0800 726 0207 de telefone fixo ou celular de segunda a sexta, das 08h às 22h, e aos sábados, 10h às 16h. Além do PIS, poderá também consultar outros benefícios sociais, como o Bolsa Família, o Bolsa Atleta, Cartão Cidadão e FGTS.

Abono Salarial 2016 – Calendário PIS

O Abono Salarial não pode ser sacado após as datas estipuladas a cada ano. Caso o abono não seja recebido até o prazo limite do calendário anual de pagamentos, o trabalhador perde direito ao benefício e o valor é encaminhado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Por isso, é importante a atenção do trabalhador mediante ao calendário e à média salarial recebida no ano de referência.

Calendário Abono Salarial 2015

Abono Salarial 2016: Quem tem direito?

Têm direito ao abono salarial 2016 todos os trabalhadores inscritos no Programa PIS/PASEP que se encaixem nos requisitos abaixo:

  1. Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos
  2. Ter recebido no ano base de referência uma remuneração média mensal de até dois salários mínimos (soma das remunerações auferidas e informadas por um ou mais empregadores, incluindo 13º salário e abono de férias)
  3. Ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, corridos ou não, durante o ano base de referência
  4. Ter seus dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano base considerado

Abono Salarial 2016: Quem não tem direto?

Não têm direito ao Abono Salarial os empregados domésticos, os trabalhadores urbanos ou rurais empregados por pessoas físicas, os menores aprendizes e os diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS.

Deixe um comentário!

comentários