Como Cadastrar Funcionário no PIS

Bom, o PIS, além de ser um direito todos os trabalhadores, acaba sendo um dos critérios de atribuição no abono salarial e identificação no FGTS e Seguro Desemprego. Se você é um empregador e deseja saber como cadastrar um funcionário no PIS, vamos te dar todas as instruções necessárias.como-cadastrar-o-trabalhador-no-PIS

A primeira regra de como se cadastrar um funcionário no PIS, é que pode ser feito somente por empresa que possuam um número de CNPJ, e toda pessoa física que se equipara à pessoa jurídica, ou seja, que seja cadastrada no CEI. Um fato muito relevante é ter cuidado extremo para não cadastrar o PIS do seu funcionário duas vezes, o que acabaria acarretando um erro que o sistema aceite e isso se transformará em transtornos sérios na vida do seu funcionário.



Dicas: Como Cadastrar o Funcionário no PIS

como cadastrar um funcionário no pisPara dar o segundo passo na sua busca por como cadastrar um funcionário no PIS, aquele que for o representante legal da empresa deve acessar o site da Caixa e cadastrar uma senha para uso na internet. Para cadastrar essa senha, é importante que você tenha em mãos o seu Cartão Cidadão, pois vai precisar da senha dele.


Depois de ter esta senha cadastrada, você precisará levar a seguinte documentação na agência da Caixa Econômica que mantenha um relacionamento, ou seja, aquela onde você tem um gerente:

  • Formulário FICUS/E preenchido e assinado
  • Cópia de Identidade e CPF do usuário que acessará o sistema
  • Documentos relativos à constituição da empresa e do representante legal
  • Cópia de Procuração, quando se tratar de cadastramento realizado por procurador

Após essa documentação ser analisada e aprovada, você já pode cadastrar seus funcionários pela internet.

Finalizando – Como Cadastrar o Funcionário no PIS

Outra forma de como cadastrar um funcionário no PIS é ir diretamente a uma agência da caixa levando DCN e Cartão do CNPJ, ou comprovante de matrícula no CEI, o download do DCN pode ser feito no próprio site da Caixa.

E por fim, o cadastramento em lote. Esta é sem dúvidas a melhor alternativa para empresas maiores que tenham movimentação grande de funcionários. Um arquivo em layout padrão que é definido pela Caixa Econômica Federal. Você conseguirá todas as orientações e modelos desses layouts no site da Caixa. Em seguida, deve ser enviado pelo mesmo site utilizado no cadastramento pela internet. A Caixa devolverá o arquivo com os devidos cadastros efetuados e pronto. Viu como é fácil? Boa sorte!

como-cadastrar-o-trabalhador-no-PIS

Deixe um comentário!

comentários