Documentos Para Sacar O PIS

Bem mais do que um simples número, o Programa de Integração Social (PIS), concede direito ao empregado da iniciativa privada o acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor. Se você quer saber quais são os documentos para sacar o PIS, continue lendo nossas dicas.

Documentos para Sacar PIS

Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi feita a elaboração do Programa de Integração Social (PIS). No início, o programa buscava totalmente a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, veja abaixo a relação de documentos necessários para sacar o PIS.


Paralelamente à criação inovadora do PIS, a outra Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíram com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.



Confira: Documentos Necessários Para Sacar O PIS

Para não ter erro e levar corretamente os documentos necessários para sacar o PIS abaixo:

  1. Organize os documentos pessoais: Documento com foto
  2. Consulte o calendário de pagamento do Abono Salarial e dos Rendimentos do PIS e verique a data de recebimento pois ela varia de acordo com o mês do seu aniversário.
  3. Documentos necessários para sacar o PIS:
  • Quem possui o Cartão Cidadão pode efetuar o saque nos caixa eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas.
  • Quem não possui o cartão, deve procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode aproveitar para solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar sua senha.
  • Quem possuir conta individual na CAIXA tem o benefício depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$1,00 e movimentação

Dicas: Documentos Necessários Para Sacar o PIS

Um dos documentos necessários para sacar o PIS e que pode facilitar ainda mais é o Cartão Cidadão. Para ter acesso ao Cartão Cidadão, é necessário, primeiramente, que o trabalhador esteja cadastrado no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

Neste caso, é necessário levar apenas o Cartão Cidadão, Documento de Identificação com Foto, número do seu PIS/PASEP e sua carteira de trabalho. Nos novos modelos de carteira de trabalho, o número do PIS vem fixado na mesma.

Como funciona o Pagamento do PIS?

Para pessoa que na época do pagamento do está empregado, se a empresa tiver vinculo com a caixa o benefício será pago ao funcionário através do contracheque não tendo necessidade do trabalhador ir até a uma agência fazer o saque, porém quem tem direito ao benefício e não recebeu ele via a empresa, deverá procurar uma agência da caixa para fazer o saque do benefício portando o número do PIS ou o cartão cidadão, e um documento com foto.

Deixe um comentário!

comentários