Habilitação PIS PASEP: Consulta

O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são termos bastante conhecidos e que influem grandemente na vida do trabalhador: eles consistem em tributos cujo objetivo é financiar benefícios sociais como o seguro-desemprego, as participações e o abono salarial. O PIS é retirado na Caixa Econômica Federal e o PASEP, por sua vez, é retirado no Banco do Brasil.

Habilitação PIS PASEP: Consulta Online

Para ajudar o trabalhador, foi disponibilizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) uma página onde se pode fazer a consulta da habilitação do PIS/PASEP, a fim de saber se o benefício do seguro-desemprego está habilitado ou não. A vantagem dessa ferramenta é a possiblidade de fazer a consulta sem precisar sair de casa.


Consulta do PIS: Como fazer?

Para que a consulta seja feita, é necessário estar de posse do número do PIS, contido no Cartão Cidadão. O trabalhador deve acessar o site do MTE, digitar o número do PIS e o código de verificação que aparecer. Caso haja a habilitação, um relatório de consulta será mostrado na próxima tela. Nesse relatório é possível ver a situação dos benefícios já pagos e também a data do próximo pagamento.

Também é possível consultar os benefícios sociais através do site da Caixa Econômica Federal. Para tanto, é necessário estar de posse do número do PIS, presente no Cartão Cidadão. Também será preciso uma senha, que o trabalhador receberá ao preencher seus dados pessoais e os dados da empresa na qual está trabalhando.

Nesse serviço da Caixa Econômica também há a possibilidade de se atualizar o endereço, sendo que essa atualização ajuda a saber se há benefícios a serem recebidos e auxilia no pagamento. Para atualizar é necessário ter em mãos o número do PIS/PASEP.

Para aqueles que tiverem dúvidas ou problemas ao usar o serviço, a recomendação é que se busque auxílio nas agências da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil, munidos de documentos pessoais, onde serão dadas as orientações necessárias a fim de que se saiba se os benefícios estão habilitados ou não.

Deixe um comentário!

comentários