PIS a Pagar: O que significa?

PIS e COFINS A expressão PIS a pagar, geralmente causa muitas dúvidas nos beneficiários, por isso leia atentamente e entenda o significado. Primeiramente informamos que, para ter direito ao benefício do PIS, é preciso ter trabalhado de carteira assinada. O empregador precisa no ato da contratação do funcionário, cadastrá-lo no sistema do Governo Federal através da Caixa Econômica Federal, para que o funcionário possa ter direito a diversos benefícios como também o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e o Auxílio Desemprego.

PIS a Pagar: O que é, significado

Algumas pessoas ficam confusas quando fazem a consulta do PIS pela internet ou nos caixas eletrônicos. Existem duas mensagens que fazem essa confusão: PIS a pagar e PIS pago. Quando o sistema aponta o PIS a pagar, é por que o depósito ainda não feito na conta do trabalhado.

PIS PASEP


Então, conforme o calendário é preciso aguardar que o seu benefício seja liberado para saque. Se ao efetuar a consulta e estiver como situação pago, é por que o depósito já foi feito e você tem como saber a forma de depósito (se foi na conta corrente ou na conta poupança) e assim o seu benefício já está pronto para ser sacado.

Benefício do PIS: Quem tem direito?

O funcionário precisa de no mínimo 5 anos de carteira assinada para começar a ter direito de receber o benefício. O PIS sempre é anual e o depósito feito a cada ano é sempre referente ao ano anterior trabalhado, registrado e de no mínimo 30 dias consecutivos ou não. Nesse caso, se você não passou no período de experiência do seu novo trabalho e seu registro não chegar a 30 dias de carteira assinada, você com certeza não terá direito no próximo ano de recebê-lo.

Sua renda mensal precisa ser no mínimo de até dois salários mínimos durante o ano base. E o mais importante é: seu empregador ter informado seus dados na RAIS (Relação anual de informações sociais).

Sacar PIS

Benefício do PIS: Consulta

Para consultar sua situação do PIS perante a Caixa Econômica, basta acessar o site da Caixa (consultar PIS) e do Ministério de Trabalho. Os sites podem ser acessados pelo computador (PC), celular, tablet e Notebook e todos os aplicativos disponível funcionam e rodam muito bem. Você também pode ir até uma das agencias da Caixa Econômica Federal ou de Loteria esportiva, levando um documento de identidade com foto, seu cartão cidadão ou a sua carteira de trabalho, que é o único documento que consta o número do seu PIS, além do seu cartão cidadão.

Deixe um comentário!

comentários