PIS Dataprev

A Dataprev é a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social e está vinculada ao Ministério da Previdência Social. O principal cliente da Dataprev é o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. A empresa também é responsável pela base de dados que permite a concessão de aposentadorias por tempo de contribuição e idade, além de salário maternidade. Essas concessões podem ser realizadas em até 30 minutos, segundo a Dataprev.

Consulta do PIS no Dataprev

Com informações como CPF, RG, nome da mãe, data de nascimento e nome completo, é possível uma empresa consulte o Número de Identificação do Trabalhador, NIT. Esse número é o mesmo número do PIS. Sua função está relacionada com a Previdência Social. O empregador quando contrata um trabalhador com carteira assinada precisa realizar o cadastro deste no Programa de Integração Social (PIS).

PIS Dataprev


Com os dados em mãos, o empregador poderá por meio do endereço http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html consultar o número do PIS do trabalhador. Na pesquisa, o site informará o número como NIT.

Consultas para os trabalhadores

Com o número do PIS, os trabalhadores podem realizar outras consultas. Entre elas, está o saldo do Fundo de Garantia (FGTS) e do abono salarial. As consultas do abono salarial, saldo do FGTS e também do seguro desemprego devem ser realizadas no site da Caixa Econômica Federal. Na página inicial do banco, o trabalhador deve escolher o menu Trabalhadores na barra lateral esquerda do site e depois escolhendo a opção na lateral direita.

Para fazer essas consultas, o trabalhador precisa fazer o cadastro no site. Para este cadastro, é necessário a senha do Cartão Cidadão e o número do PIS. Com esses dados, o trabalhador cadastra uma senha para ser usada exclusivamente na internet.

Ao acessar com o número do PIS e senha cadastrada, o usuário poderá ver o saldo FGTS. Se ele tiver trabalhado em mais de uma empresa, todos os saldos estarão ali. Também consultar se o abono salarial já está disponível para saque.

Neste portal, também estão informações sobre o seguro desemprego, como data em que serão depositadas as parcelas, caso o trabalhador tenha requerido.

Deixe um comentário!

comentários