PIS Ministério do Trabalho e Emprego

Creio que todas  as pessoas já ouviram falar dos termos PIS e PASEP, sendo que o PIS significa Programa de Integração Social e o PASEP significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Ambos nada mais são que tributos relacionados às pessoas jurídicas e organizações sem fins lucrativos e que se destinam a financiar benefícios sociais, como seguro-desemprego, participações e abono salarial.

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago pela Caixa Econômica Federal. Já o PASEP refere-se ao setor público e é pago pelo Banco do Brasil. Porém, por se tratar de assuntos que dizem respeito ao trabalhador, eles estão relacionados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


Consulta PIS pelo Site Ministério do Trabalho e Emprego

Através do site do Ministério do Trabalho e Emprego é possível fazer uma série de coisas e uma delas é consultar a habilitação do seguro-desemprego. Para isso, é necessário ter em mãos o número do PIS, que está presente no Cartão Cidadão. Ao acessar o sistema, são mostrados os benefícios pagos e também quando será realizado o próximo pagamento.

Outra coisa que se pode consultar no site do MTE são informações referentes ao abono salarial: quem tem direito, como requerer, onde sacar e qual o período para isso. Além disso, também é divulgado no site o calendário de pagamento do abono salarial.

Calendário PIS Ministério do Trabalho e Emprego

Com relação a este ano de 2015, o Ministério do Trabalho e Emprego já fez a divulgação do calendário anual do abono e os pagamentos começaram no dia quatorze de julho. Importante salientar que há especificidades para quem recebe na Caixa Econômica e para quem recebe no Banco do Brasil. Também há variação entre aqueles que são correntistas do BB e aqueles que não são correntistas.

Para sacar o benefício é necessário a identidade e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). É recomendado estar sempre atualizado, visitando periodicamente o site do Ministério do Trabalho e Emprego para ficar a par de datas e informações que sejam importantes para as pessoas que recebem ou vão receber benefícios sociais.

Deixe um comentário!

comentários