O que é PIS?

Você sabe o que é PIS? Entenda o benefício, conheça os seus direitos e não fique sem receber o benefício do PIS.De ante mão, entenda que só se tem direito ao PIS quem possui registro na carteira de trabalho. Esse benefício nada mais é do que o seu reconhecimento na vida profissional como contribuinte, para o Governo Federal. E assim você se encaixara em todos os direitos concedidos aos cidadãos na Previdência Social, como o auxílio doença, licença maternidade, ao abono salarial anual (que é o PIS), aposentadoria entre outros.O que é o PIS

O que é PIS? Como Funciona?

O PIS (Programa de integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor) foram criados em 1970 pelo Governo Federal para os trabalhadores do setor privado e público. Os benefícios determinados por lei têm como finalidade promover a integração dos trabalhadores na vida e no desenvolvimento das empresas, com o intuito de proporcionar aos trabalhadores uma melhor distribuição de renda por meio de benefícios como o abono salarial e o seguro desemprego.

O que é PIS?


Todo empregador é obrigado a cadastrar seus funcionários no sistema da Caixa Econômica Federal, pois o recebimento é responsabilidade desse banco, logo na sua admissão e isso é feito no primeiro emprego, e uma única vez. Esse cadastro é importante não só para o PIS que é anual, mas também para os outros benefícios que uma carteira assinada proporciona como o FGTS (Fundo de garantia do tempo de serviço).

Como Receber o Benefício do PIS

Benefício do PISOs valores do PIS são considerados o 13º salário do trabalhador. Equivale a um salário mínimo e é pago conforme o calendário anual estabelecido pelo CODEFAT. Para recebê-lo é preciso estar cadastrado pelo menos cinco anos. Vejam abaixo algumas outras condições para o recebimento:

  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base.
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração.
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O que é PIS? – Pagamento

O pagamento pode ser realizado por três maneiras:

  • Por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança na Caixa;
  • Nos caixa eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão;
  • Em agência da Caixa , apresentando o número do PIS e um documento de identificação.

 

Deixe um comentário!

comentários