Saque do PIS Aposentadoria por Invalidez

Saque do PIS Aposentadoria por Invalidez

O PIS é um dos benefícios mais importantes do trabalhador. Esta pequena ajuda financeira, no valor de um salário mínimo, é uma ajuda e tanto para algumas famílias. No entanto, o assunto é longo e complexo, como no caso do saque do PIS aposentadoria por invalidez que ainda deixa algumas dúvidas.

Para se aposentar por invalidez é preciso que o trabalhador tenha passado por uma doença ou acidente e, a partir de então, forem considerados pela perícia médica da Previdência Social incapacitados para exercer qualquer tipo de atividade remunerada.


Dicas: Saque do PIS Aposentadoria por Invalidez

No caso do saque do PIS aposentadoria por invalidez, a situação é um pouco mais complicada. Acontece que os trabalhadores que foram inscritos até 04/10/1988 no programa do PIS e possuem quotas de participação, já possuem seus direitos adquiridos garantidos, e a partir de 1989 continuam a receber seus rendimentos sobre o saldo existente. Aqueles que foram cadastrados após essa data não possuem saldo, podendo receber apenas o abono salarial, se tiverem direito a ele.

O processo de atualização do saldo de quotas de participação é efetuada anualmente, ao término do exercício financeiro do PIS em 30 de junho de cada ano, com base nos índices estabelecidos pelo Conselho Diretor do Fundo PIS/PASEP.

Como Realizar Saque do PIS Aposentadoria por Invalidez

Aqueles que se aposentam por invalidez, acabam tendo uma vida muito mais difícil, pois além de ter que viver com uma limitação física devido a um acidente, ou uma doença que tenha o impossibilitado de trabalhar, precisará se adaptar a sua única renda, que será a aposentadoria.

No entanto, em alguns casos, a pessoa tem direito a realizar o saque do PIS aposentadoria por invalidez. Se você atende aos requisitos citados acima, basta comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal com o número de inscrição do PIS, um documento de identificação com foto e, no caso de aposentadoria por invalidez permanente, é preciso apresentar documentos emitidos pelo INSS. Em caso de doença deverá ser apresentado um atestado médico de um órgão oficial, com todas as informações claramente especificadas.

Saque do PIS Aposentadoria por Invalidez

Deixe um comentário!

comentários